Desafio A Taba – 12 livros em 1 ano – Os colegas

Chegamos à metade do nosso Desafio!!!

Quem vem nos acompanhado até agora, sabe que essa tem sido uma experiência maravilhosa: de encontro com livros que ampliam o nosso repertório literário, além de nos aproximar de leitores de todo o Brasil.

Na 6ª roda de nosso Desafio A Taba – 12 livros em 1 ano, convidamos todos para conhecer o livro Os colegas de Lygia Bojunga Nunes.
os colegasPrimeiro título publicado por uma das maiores escritoras de literatura infantil brasileira, na obra Lygia presenteia os leitores com uma história repleta de reviravoltas narrando o encontro e a parceria entre um grupo de animais muito diferentes: três cachorros, um coelho e um urso. Em comum eles têm o desejo pela liberdade e o respeito à diversidade.

Enquanto se diverte com os inesperados encontros entre os colegas, o leitor vai descobrindo também as histórias de cada um desses bichos, suas motivações e os sonhos que buscam.

Com um texto leve e ágil, a leitura desse livro oferecerá aos leitores participantes do Desafio uma experiência estética rica, além de aproximá-lo de uma obra que é referência na história da literatura infantil em nosso país.

Se você tem interesse em participar da conversa ao vivo e conhecer outras pessoas que também estão lendo esse livro, preencha o formulário disponível nesse link com seus dados. Logo entraremos em contato para orientá-lo sobre como é o evento.

 

Confira como foi a conversa clicando no vídeo acima!

Em julho, o livro selecionado foi Contos de Lugares Distantes de Shaun Tan. Para saber a data e mais detalhes da próxima roda, clique aqui.

Participe! Venha conversar com a gente e descubra que a leitura é uma experiência muito mais interessante quando pode ser compartilhada!

avatar

escrito por

Denise Guilherme é Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook
Participe da conversa!

Adorei a roda. Li este livro junto com a minha filha, em capítulos, quando ela tinha por volta de 7 ,8 anos, após ela ter feito a leitura compartilhada de A bolsa amarela na escola. Que saudade, hoje ela tem 14 anos e não curte mais ler comigo antes de dormir. Ainda bem que Lygia Bojunga fez parte desses inesquecíveis momentos. Nessa época, adquiri e li outro título dela que é imperdível: O livro:um encontro, e nele destaco um texto: livro: a troca, onde ela diz que livro pra ela na infância era tijolo… vale muito a pena ler. Obrigada pela roda. Um abraço.

Primeiro livro de Lygia Bojunga que leio. O texto das contracapas já me instigou por ver o quão premiada ela é. E não deu outra: fiquei apaixonada e muito feliz por fazer parte do Desafio A Taba 12 livros em 1 ano. As indicações da Denise Guilherme são nota 10!

Amizade, solidariedade, coragem, empatia, gratidão e companheirismo são a base desta obra, tão gostosa de ler: dois cachorros de rua que se conheceram disputando um osso (Virinha e Latinha), uma cachorrinha que fugiu de uma madame (Flor), um urso enorme de voz fininha que fugiu do jardim zoológico (Voz de Cristal) e um coelhinho carrancudo que foi perdido pela família (Cara-de-Pau). Unidos pela sobrevivência e encorajados pela amizade, que faz com que lutem para ficar juntos e terem uma vida feliz.

A cartinha dos tatuzinhos Garcia para o coelho Cara-de-Pau foi, pra mim, uma das passagens mais delicadas do livro. A coragem do urso (após muito relutar) em se vestir de mulher para tentar resgatar os amigos Virinha e Latinha da prisão é um exemplo de superação para as crianças!

Ao finalizá-lo, tive a sensação de “Como eu queria ter lido esse livro quando era criança!” a confirmação daquilo que já venho percebendo desde que comecei a me interessar por literatura infantil e juvenil: de que as histórias transmitem valores de forma tão autêntica e natural quanto o exemplo que damos aos nossos filhos e a certeza de que preciso ler esse livrinho para o meu filho!